Agosto, o mês do recomeço

Quando penso em recomeçar, penso sempre em Agosto. Agosto, o mês do recomeço!

Embora há muitos anos que por questões profissionais, paute o meu ano novo pelo mês de Setembro, mês em que recomeçam as aulas, a verdade é que é em Agosto que tudo começa a ser planeado. Por isso, a partir deste ano será diferente.

Este ano passo a instituir Agosto, o mês do recomeço.

Em Agosto faço anos. A 4 de Agosto farei 43 anos (partilho este dia com duas alunas queridas, a Beatriz e a Raquel, e com o Barack Obama, que admiro e é giro!). E, na vida, os anos que se contam são bom motivo para recomeços. Ou começos. Ou decisões. E até mesmo mudanças.

Por exemplo, foi precisamente hoje, há dois anos atrás, que comecei a escrever este blog. Sentada na minha secretária, com um computador emprestado, sem ter a mínima ideia por onde começar, decidi contar a minha história.

Começava assim …

Maria Helena, quarenta anos (+ 1), dois filhos, casada.

Se pensar mais que três segundos …

Impulsiva. Sonhadora. Otimista. Tempestiva. Generosa. Vaidosa. Determinada. Mandona. Lutadora. Teimosa. Orgulhosa. Franca. Resistente. Extrovertida. Exagerada.

Tudo mexido e misturado … Esta sou eu!

De lá para cá, passaram-se setecentos e trinta e um dias (que 2016 foi bissexto). De lá para cá, vivi todos os dias como se fossem o último da minha vida. De lá para cá, vivi todos os sonhos que desejei. De lá para cá, chorei todas as lágrimas que nunca pensei.

Fui ao Brasil. Nunca mais vim de lá. Construí um caminho que se transformou numa ponte. E ora estou cá como lá.

Conheci todos os que me permiti conhecer. Deixei entrar os que me fazem tão bem, Soube-os, aprendi, os que me fazem pior. Não faz mal. Percebi o quanto sou feliz. O quanto sou grata pela vida que escolhi e decidi ter. Se tudo corre bem? Corre sim, melhor do que imaginado. E nunca dói? Doí, doí tanto, por vezes. Mas eu aceito a dor porque é dela que me faço também. E este, este é o meu caminho.

Hoje, 1 de agosto, recomeço as férias e, por isso, trabalho no que mais me dá prazer. Confesso, não sei distinguir o prazer das férias do prazer do trabalho. Só faço o que me faz feliz (mesmo com chatices e berbicachos pelo meio). Talvez seja essa a razão. Neste momento, as férias que começam são delas. Das dezenas de crianças que preenchem o meu mundo. E o trabalho que se sobrepõe às férias é este. Escrever. Partilhar. Agradecer. Ser feliz!

E lá vem Agosto, o mês do recomeço.

Decidi neste recomeço que faria destes trinta e um dias o tempo de criar o hábito de andar a pé (eu que adoro conduzir … daqui ali ou ao Algarve chegar). Ver vários filmes que estão no aguardo. Ler todas as páginas esquecidas. Escrever sobre o tanto que aprendi. Tomar banhos de sol para dourar (mais) a pele. Comer muitos vegetais e frutas. Beber ainda mais água. E dançar. Dançar até poder voar.

Neste recomeço, decidi ser mais eu. E, nesta nova oportunidade que me dou, planear. Aprendi a regra do 80/20.

Vilfredo Federico Damaso Pareto, filósofo, cientista político e economista italiano, em 1906, criou a Lei de Pareto que define a regra de que 80% de planeamento resultará em 20% de acção com sucesso.

Talvez eu esteja adaptando ao meu caso esta regra. Mas é válido. Reparem.

Eu sou das listas. Das listas de supermercado. Das listas de sonhos. Das listas de alunos. Das listas de gastos. Das listas de ganhos. Das listas. E mesmo nem sempre as cumprindo, sei que me orientam e que as preciso. São os meus planos. E eu tenho por planos sonhos inacreditáveis. Sem limites. Escrevo-os. E depois trabalho sobre eles. Pesquiso. Estudo. Aplico. Deixo cair alguns. Reformulo outros. E quase sempre concretizo. Quase, porque quando não dá, acredito sinceramente que não devia ser.

Ora, no mês de Agosto, o mês do recomeço, vem me à ideia o que conquistei e o que vem a caminho. E concluo que, se sou de sonhos realizados, é porque os planeei 80% do tempo deixando à surpresa e ao imprevisto os 20% de felicidade plena!

Em jeito de 20%, mostro-vos esta fotografia que revela a prova viva do meu recomeço e da regra do planeamento.

MULHERES EM VIAGEM - Recomeço

Foi o 1º Workshop das Mulheres em Viagem. Foram Sete Mulheres juntas à volta da mesa num acaso imprevisto. Tudo o que se planeou, transformou-se em partilha e em felicidade.

Também está na minha lista do futuro. E o futuro é já em Setembro. E depois tanto mais virá. Porque neste Agosto, mês de recomeço, no meio de tanto planeamento, adivinha-se a hora de acção!

 

About the author: Viagens da Helena

"Eu sou a Helena. Tenho quarenta anos (+ 2), sou Leão, nascida e criada no Porto. Sou tripeira de gema! Mãe de dois filhos, o Francisco e o António. Sou uma filha presente e uma irmã mais ausente do que gostaria. Sou amiga de todos os que me chegam, mas conto pelos dedos os que guardo para a vida."

Leave a Reply

Your email address will not be published.