Desapego (e gratidão)

Sobre Desapego (e gratidão)

Quero ignorado, e calmo 

Por ignorado, e próprio 
Por calmo, encher meus dias 
De não querer mais deles. 

Aos que a riqueza toca 
O ouro irrita a pele. 
Aos que a fama bafeja 
Embacia-se a vida. 

Aos que a felicidade 
É sol, virá a noite. 
Mas ao que nada espera 
Tudo que vem é grato.

Fernando Pessoa

DESAPEGO

A Gratidão anda de mãos dadas com o Desapego. Assim o é para mim. Quando comecei a desenhar estes dias que passam, sabia dos meus valores. A gratidão é o primeiro deles. Sou grata a tudo o que conquistei. Sou grata aos que estão hoje e estiveram ontem ao meu lado.

Mas esta gratidão alinha-se pelo desapego.

Comecei por mim, fui aos outros e, de novo, a mim voltei. Para me poder dar inteira. Uma vida em retrospectiva que a quero muito à frente! Raios me partam se não quero! E vai ser exactamente assim.

Às matemáticas do ego dei a importância que têm. Pouca. Quero sim chegar aos outros. A quantos mais chegar mais o meu propósito ganha sentido. Quantos mais lerem melhor. Se os inspirar ficarei grata.

 

Quando há retorno, o feedback, a mim enche-me as medidas. Uns mais tímidos, outros entusiastas, também os há cautelosos, até desconfiados. Mas que é tão bom, muito bom, estimulante, generoso, acolhedor e verdadeiro!

E, eu, é de verdades que vivo (cada vez mais, pois houve tempos em que andava enganada) e a verdade de um abraço, de um sorriso, de um beijo, de uma partilha não necessita de contabilizações, nem balanços!

E assim encontro desapego de tudo. Pois que me basta.

Hoje, o dia vai ser longo. Mil coisas eu vou fazer. Mil assuntos vou resolver. Rirei com vontade. Suspirarei cansada. Ao fim da tarde com pressa irei atrasar-me. Beijarei os meus filhos. Abraça-los-ei. É que quando começo na folha em branco dos dias sei o que não me pode faltar.

É um desapego de nada e uma gratidão por tudo.

Para já ainda descanso. Estou só. Em paz. Agradeço. Hoje e sempre.

mh

About the author: Viagens da Helena

Leave a Reply

Your email address will not be published.