Dois anos de Viagens da Helena

O blog faz dois anos! Dois anos de Viagens da Helena!

DOIS ANOS DE VIAGENS DA HELENA

Escolhi esta entre imensas fotografias que tirei durante estes dois anos porque é uma imagem fiel a mim mesma. Estou no Brasil. No Rio de Janeiro, em Ipanema, na praia do Posto 9, com o Morro dos Dois Irmãos ao fundo, estou a sorrir e estou feliz!

Até estou emocionada! Nunca pensei que fosse ser assim. E garanto que desde o início pensei que ia ser muito bom! Eu sou assim. Uma optimista! Uma sonhadora! Acredita, respiro sonhos impossíveis!

Dois anos de Viagens da Helena levaram-me para além dos meus sonhos.

O blog não era impossível. Claro, que não. Mas ser o que é hoje, estava para além dos meus sonhos. E o meu sonho era ir ao Brasil. O meu sonho era contar a história do meu sonho. Era contar-me. Era ter a certeza de que chegava aos outros. Era inspirar alguém. Um que fosse. E não é pouco se um fosse. É ambicioso. É, sim, desmedido. Ter a ambição de inspirar os outros com a minha própria história é audaz.

Não estava preparada. Não sabia nada. Acho mesmo que quanto mais procurei saber, menos tive certeza do que pensava saber. Fui atrás.

DOIS ANOS DE VIAGENS DA HELENA

O Brasil revelou-se tal qual eu previa mas, mais ainda, foi uma divisão de águas na minha vida. O brasil era colorida. Uma mistura de cores traduzidas na alegria. Nunca mais seria a mesma. Transformei-me. Cresci. Revirei a minha vida do avesso. Prometi a mim mesma (que aos outros não faço promessas) que jamais me mentiria. Que jamais fugiria de mim. E, invariavelmente, para quem busca, veio a dor, a dúvida, a tristeza. Mas hoje, mais do que antes, sei quem sou. Busquei a consciência. Busquei a responsabilidade. E procuro todos os dias saber um pouco mais. E saber que sou quem quero ser.

Foram dois anos intensos. Dois anos de Viagens da Helena onde me perdi para me encontrar.

Neste dois anos de Viagens da Helena conheci muitas pessoas. Umas mais interessantes que outras, mas todas capazes de me ensinarem. Li muitos livros. Autores que nunca tinha ouvido falar apesar de serem clássicos, e aprendi tanto que me sinto mais lúcida. Estudei. Voltei a estudar. Estudei para me conhecer melhor. Meses de aulas e formação que ajudaram a delinear planos e traçar objectivos e metas, que entretanto fui realizando. Passei horas infinitas ao computador. A escrever. A desenhar. A criar. Encontrei no you tube (nem sei que seria de mim sem o you tube!) a inspiração daqueles que me pertencem sem de mim saberem. Palestras, entrevistas, filmes, series, documentários, espectáculos, concertos, conversas. Tudo serviu para me mudar e me transformar. Ouvi durante horas, que seriam dias se as somasse, o Samba que me alimenta de amor e alegria e nesta soma encontro a felicidade.

E a conclusão, destes dois anos, é que eu descobri a chave da felicidade. Eu já desconfiava, confesso. Sou eu. Eu sei que a felicidade está em mim e no que eu faço de mim mesma. E eu sei bem quem quero ser!

Venha mais um ano … o futuro começa hoje!

About the author: Viagens da Helena

"Eu sou a Helena. Tenho quarenta anos (+ 2), sou Leão, nascida e criada no Porto. Sou tripeira de gema! Mãe de dois filhos, o Francisco e o António. Sou uma filha presente e uma irmã mais ausente do que gostaria. Sou amiga de todos os que me chegam, mas conto pelos dedos os que guardo para a vida."

Leave a Reply

Your email address will not be published.