Brasil, Viagens

Parque Lage

O Rio de Janeiro tem lugares de visita tão obrigatória quanto óbvia … Toda a gente quer subir o Corcovado até ao Cristo Redentor, toda a gente quer passear no calçadão de Copacabana, toda a gente quer ir ao Pão de Açúcar, toda a gente quer passear entre as palmeiras do Jardim Botânico. São cartões postais conhecidos e que fazem parte do imaginário de todo aquele que quer conhecer a Cidade Maravilhosa.

Mas depois há muito mais …

PARQUE LAGE RIO DE JANEIRO

Mesmo ali ao lado do Real Jardim Botânico, fica o Parque Lage, aos pés do Corcovado, onde uma trilha através da Floresta da Tijuca nos leva ao topo. Uma surpresa de um recanto carioca bem guardado e cuidado!

PARQUE LAGE RIO DE JANEIRO

A sexta feira abria portas ao fim de semana e o parque apresentava-se composto … sessões fotográficas para todos os gostos que registavam modelos escanzeladas, ou futuras mamãs e papas, ainda jovens com elevada auto estima e poses estudadas, passeios de grupos pequenos de turistas, confissões de casais de namorados, caminhadas de senhoras sozinhas, encontros de amigos para um café e duas de letra, enfim, de gente que, como eu, procurava um bom momento de descanso e relaxe. Cabíamos todos sem nos atrapalharmos.

PARQUE LAGE RIO DE JANEIRO

Antigo engenho de açúcar, depois de passar por recuperações, se torna um edifício classificado – “tombado” como se diz por lá – e aberto ao público.

PARQUE LAGE RIO DE JANEIRO

Integra um palacete com um pátio no seu interior onde, ao redor da magnifica piscina, hoje em da se toma um brunch completissimo quanto delicioso.

PARQUE LAGE RIO DE JANEIRO

PARQUE LAGE RIO DE JANEIRO

PARQUE LAGE RIO DE JANEIRO

PARQUE LAGE RIO DE JANEIRO

No enquadramento do palácios, encontram-se os requintados jardins que foram concebidos geometricamente, de acordo com a grandiosidade da mansão, de onde se avista o morro do Corcovado, e ainda uma bela floresta, com palmeiras imperiais, chafariz e bancos para um bom momento de descanso.

PARQUE LAGE RIO DE JANEIRO

O Parque possui, ainda, um aquário em argamassa, o qual imita pedras e troncos de árvores; pontes, bancos, quiosques e uma gruta compõem a beleza artística da obra do parque. Há caminhos de saibro que levam os visitantes a determinados locais com vegetação abundante e a um lago, este último conhecido como “Lago dos patos”.

PARQUE LAGE RIO DE JANEIRO

IMG_2210PARQUE LAGE RIO DE JANEIRO

Enquanto tomava conhecimento ao grande parque sentia os olhos postos em mim, eram os Dele, o Cristo Redentor de todos os lados olhava-nos e isso rasgava um sorriso permanente no meu rosto.

PARQUE LAGE RIO DE JANEIRO

E feliz, inspirada com a natureza exuberante, seguia trilhando até ver este anúncio “PRECISA-SE DE POETAS” e neste relance de inspiração atrevo-me sempre a relembrar …

PARQUE LAGE RIO DE JANEIRO

“Da janela vê-se o Corcovado
O Redentor que lindo”

mh

1 thought on “Parque Lage”

Gostou? Que bom! Deixe um comentário. Até breve!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s